domingo, 22 de fevereiro de 2009

A vingança de Taddei

O jornalista Cosme Rímoli está com um blog bacana no UOL. Ao contrário de tantos outros, que privilegiam muito mais a opinião, o espaço é bem informativo. Há alguns dias ele publicou uma entrevista com Rodrigo Taddei, jogador brasileiro da Roma, que pretende agora defender a seleção italiana de futebol. Taddei cansou de esperar uma convocação de Dunga e, caso tudo ocorra dentro de seus planos, ele se igualará a Filó e Mazzola.

Mas não é sobre isso que eu quero falar. Acho que a grande maioria dos leitores deve se lembrar que Taddei começou sua carreira nas categorias de base do Palmeiras. Aproveitou a chance que lhe foi dada por Luiz Felipe Scolari e virou um coringa no time. Atuou como volante e na lateral-direita. Seu futebol não era aquele de despertar suspiros, mas era útil ao time. Contudo, a diretoria da época não pensava dessa maneira. Quando o contrato de Taddei terminou, ele não foi procurado para renovar. Resultado: pegou suas coisas, se transferiu para a Itália e foi parar em Siena. Se destacou no time local e logo chamou a atenção dos dirigentes da Roma.

Contestado no Brasil, Taddei goza hoje de enorme prestigio e respeito na Itália. Vale o clichê nesse caso: se arrpendimento matasse, acho que vários dirigentes do Palmeiras já não estariam entre nós. Era o típico caso de atleta com o qual seria possível fazer um bom dinheiro com a venda de seu passe. Todo o montante investido em sua formação foi para o ralo.

É incrivel como o Palmeiras tem facilidade em perder jogadores. Caso recente aconteceu com o zagueiro David, também formado pela base. Seu contrato terminou no final do ano passado. Na hora da renonvação, resolveram apelar para um contrato de gaveta em vez de conversar com o atleta e deu no que deu. Hoje ele está no futebol grego, defendendo o Panathinaikos, e pior: o clube não vai receber nenhum tostão furado pela transferência (existe uma apelação em curso na Fifa, mas, provavelmente, ela não dará em nada).

*

Veja no player abaixo um gol marcado por David, na partida contra a Portuguesa, válida pelo Brasileirão 2008

Nenhum comentário: